Existem atualmente diversas opções de tipos de empresas que o empreendedor pode adotar e hoje iremos abordar dois tipos que se parecem em alguns aspectos e se diferem em outros. Estamos falando da EIRELI e o EI (Empresário Individual).
De forma resumida, o empresário individual é aquele que trabalha em nome próprio, também conhecido como firma individual. Nessa forma de empresa não existe a constituição de uma sociedade, sendo este o tipo mais indicado para aqueles empreendedores que não tem interesse em ter sócios e desejam ter autonomia de exercer a atividade empresarial de forma legalizada.
Já a empresa individual de responsabilidade limitada “EIRELI” tem previsão no código civil e é aquela constituída por uma única pessoa. Sendo assim, outra opção para aqueles que desejam exercer a atividade empresária sem sócios.
Ok, mas como saber qual a melhor opção para o meu negócio?
Abaixo listei três pontos de diferenças entre os dois modelos de empresa:
1. Da responsabilidade dos sócios: Os sócios de uma empresa podem ter sua responsabilidade limitada ou ilimitada a depender do tipo de empresa escolhido. Assim, e de forma bem simples quando dizemos que o sócio tem responsabilidade limitada, significa que haverá uma separação entre o patrimônio pessoal do sócio e o que ele investiu na empresa, não sendo possível a utilização de bens pessoais para pagamento de dívidas ou obrigações assumidas pela empresa, por exemplo.
Muitos consideram esse uma desvantagem sobre o empresário individual, já que nesse tipo de empresa não existe esse tipo de “blindagem”, sobre o que é pessoal do empresário e o que é da empresa.
Situação oposta acontece na EIRELI, nessa modalidade de empresa o patrimônio pessoal do empresário não se confunde com o que foi investido na empresa, mas atenção, pois por lei o empresário não poderá abrir uma EIRELI com um capital social inferior a 100 (cem) salários mínimos atualizado no país.
2. Capital social: Enquanto para o empresário individual não existe exigência de um valor mínimo de capital social, na EIRELI a situação é totalmente diversa como comentado acima, é necessário o capital social seja de no mínimo 100(cem) o valor do salário mínimo atualizado no país, tornando-se esse um dos empecilhos para alguns pequenos empreendedores que não têm esse valor para começar a empresa.
3. Nome da empresa: Na Eireli pode ser utilizado o nome do empresário para ser o nome da empresa ou usar qualquer outro que você quiser desde que atenda alguns critérios, enquanto o empresário individual somente pode utilizar o seu próprio nome como identificação da empresa.
Então é isso minha gente, deixo aqui três diferenças entre os dois tipos de empresa que você pode utilizar para começar o seu negócio.
E caso tenha dúvidas sobre o que é melhor para você, procure um advogado para te auxiliar nessa decisão.
Gostou do conteúdo? Então, deixe aqui os seus comentários e sugestões sobre assuntos que você tenha interesse e acompanhe o @doreaadv para não perder nenhuma novidade sobre o mundo empresarial (:
Beijos no cora e até mais!